Páginas

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Jardim da Babilônia.

Equipe 2:

Matheus Araújo de Pinho;
Renata Monção;
Vinícius Maia;
Elen França;
Igor Maia;
Danilo Cardoso;
Suane Marina;
Natália Leal;
Vanderson Vinícius;
Paulo Miranda;
Rafael Andrade;
Igor Aleluia;
Leonardo Jonei

Introdução: As informaçõs abordadas, foram por exelência escritas a parti do ponto de vista de cada aluno a respeito da música: Jardim da Babilônia.


Análise Crítica:

A composição de Rita Lee, Jardim da Babiônia, critica a Ditadura Militar na década de 70.
Durante a ditadura, era proibida a liberdade de expressão. Tudo que fosse contra a mesma, era censurado. E as pessoas que cometente esse ato, eram torturados; presos; e até mesmo, ser obrigado a sair do país. Um exemplo bem claro, e da atual presidenta do Brasil, Dilma Rousseff.
A música de Lee, é uma manifestação.Ela fez da música, um instrumento para protesto.


(Tortura)

"Suspenderam"
"Os Jardim da Babilônia"
"E eu para não ficar por baixo"
"Resolvi!"
"Colocar as assas para fora..."

Quando ela diz: E eu para não ficar por baixo resolvi botar as assas para fora; ela estava se referindo a liberdade de expressão. Pois naquela época da ditadura, as pessoas não podiam dar
opinião sobre o governo.

"...Pegar fogo"
" Nunca foi atração de circo"
"Mas de qualquer maneira"
"Pode ser"
"Um caloroso espetáculo"
Pode-se perceber que ela estava falando da tortura; violência.

"O palhaço rir dalí"
"O povo chora daqui"
"E o show não para"
"E a pesar dos pezares do mundo"
"Vou segurar essa barra..."



O termo "PALHAÇO" estava-se referindo de uma forma irônica. Ou seja, os palhaços, eram os militares. E quem chora daqui... É o povo.

REFRÃO: "Minha saúde não é de ferro"
"Mas meus nervos são de aço"
"Para pedir silêncio eu berro"
"Para fazer barulho"
"Eu mesma faço..."

Como já havia escrito, na ditadura, quem fosse contra... Pagaria. Podiam pagar com a sua própria alma; ou então, com a sua vida. Todas elas que eram contra, a maior parte, eram torturados. E quando ela fala: "Para pedir silêncio eu berro; para fazer barulho eu mesma faço" ela sem dúvidas, estava se manifestando e também "pondo em dia" as suas opinião a respeito da mesma. Deus nos deu a liberdade de todos os homens serem livres. E também nos deixou decidir entre o bem e o mal. E isso que ela fala na música. Liberdade!


Nenhum comentário:

Postar um comentário