Páginas

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Salve a economia!

Equipe 2:


Esse trabalho visa a ter com base, informações sobre o tão chamado milagre econômico brasileiro (1968 a 1974). As informações contidas nesse texto, é de responsabilidade da equipe.

Atenciosamente, a equipe. Área III- Professor Luis Thiago.

História:



Depois do Brasil recupera-se do Golpe Militar ocorrido em primeiro de Abril de 1964; ocorreu o chamado Milagre Econômico.
O chamado "Milagre Econômico" é o período caracterizado por um crescimento acelerado, decorrente em grande partes das reformas ocorridas no período anterior e das condições internacionais favoráveis, em que a manutenção do crescimento se deu em função da vontade política do governo militar (o objetivo do Brasil Potência) que foi contra a tendência mundial de retração do crescimento, a parti da PRIMEIRA CRISE DO PETRÓLEO DE 1973 A 1974. Durante o "milagre econômico", o crescimento acelera-se e diversifica-se nesse período. A disponibilidade externa de capital e da determinação dos governos militares de fazer do Brasil uma "potência emergente".

No início da década de 70, a economia apresenta resultados excepcionais, com o PIB crescendo a 12%, e o setor industrial a 18%ao ano.
O gráfico abaixo, mostra o crescimento do PIB. Maior crescimento na década de 70! Principalmente, em 1973

Ao milagre econômico brasileiro foi acompanhado de muitas "explosões", dentre elas um crescimento contínuo das classes sociais médias, primeiro nas grandes cidades; e logo depois, nas pequenas cidades e no campo modernizado. Com essa expansão foi acelerada, é lícito falar em expansões de século, acompanha a explosão do consumo e do crédito. Esse conjunto de fenômenos têm relação como aumento da produção e agrícola, como também do comércio, dos transportes das trocas de todos os tipos , das obras públicas da administração e da nescesidade de informação.

(crescimento das indústrias automobilísticas)

Há paralelamente, uma expansão e diversificação do emprego, ainda que uma parcela importante dos que se dirigiram ás cidades não pudesse ser assalariado formal; só encontrado no trabalho e circuito inferior da economia.




O período de 1968-73 caracterizou-se pelas maiores taxas de crescimento do produto brasileiro na história recente; com relativa estabilidade de preço. A taxa média do crescimento do produto, situou-se acima de 10% a.a com destaque para o produto industrial, enquanto a taxa de 15 e 10% a.a no período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário